Colorimetria Capilar: O que é Colorimetria Capilar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é colorimetria capilar?

Você sabia que 80% dos cabeleireiros não sabem nada sobre colorimetria e que a boa parte só sabe aplicar coloração nos cabelos das clientes?

Venha fazer parte dos 20% que sabem aquilo que estão fazendo, continue lendo as dicas deste artigo e aprenda de uma vez por todas o que é colorimetria capilar e como colorir o cabelo de suas clientes sem medo de errar!

Antes de começar a falar sobre colorimetria, nós precisamos relembrar como é o cabelo e a estrutura capilar.

O cabelo

O cabelo é uma proteína chamada queratina, que, por sua vez, é colorida por pigmento chamado de melanina.

A estrutura do cabelo

A sua estrutura é formada por três partes: cutícula (parte externa), córtex (a verdadeira estrutura) e medula (centro). a estrutura em si é um fio inserido no couro cabeludo, composto de proteínas, queratina e aminoácidos.

A cutícula: é a parte externa. É formada por células planas ou escamas que se posicionam como telhas em um teto, a sua função é proteger o interior da fibra.

A medula: é a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra.

O córtex: estas células contêm os pigmentos que causam a origem natural da cor dos cabelos. O córtex representa até 90% do peso natural da fibra.

Colorimetria Capilar

Colorimetria Capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos, bem como todas as modificações que podem ser feitas a partir do uso de cosméticos. O conceito de cor é subjetivo e não objetivo.

Cada indivíduo tem uma percepção particular da cor.

Na coloração estética, conhecimentos técnicos e sensibilidade ajudam na escolha das cores mais apropriada para o (a) cliente, de qualquer maneira trata-se de uma questão subjetiva.

Atualmente, no mercado da cosmética capilar, há colorações e descolorantes, que permitem realizar tais procedimentos.

Colorimetria Capilar: Aprendendo sobre as cores

Cores Primárias (fundamentais)

  • Azul
  • Vermelho
  • Amarelo

As cores primárias são as cores que dão origem as demais, com a soma dessas cores surge o marrom.

Cores Secundárias (complementares)

  • Azul + Amarelo = Verde
  • Vermelho + Azul = Roxo
  • Amarelo + Vermelho = Alaranjado

As cores secundárias são o resultado da mistura entre cores primárias em proporções iguais.

Cores Terciárias

As cores terciárias são compostas da mistura entre uma cor primária e uma secundária, por exemplo: Verde + Amarelo = Oliva.

Cores Complementares

Uma cor primária será sempre a cor complementar de uma cor secundária. Toda cor complementar de uma cor fundamental é a mistura de duas outras fundamentais.

Cores Quentes

São as cores com base no vermelho, laranja e amarelo, e reflexos róseo, acaju, dourado, vermelho, acobreado. Causam a impressão de expandir e aproximar as formas.

Cores Frias

São as cores com base no azul, verde, violeta e cinza. São cores que quando utilizadas nos passam a impressão de reduzir e distanciar as formas.

Cores Neutras

Geralmente utilizadas para produzir fundos, porque são pouco visíveis e vibrantes, estas cores são o resultado da mistura dos tons frios e dos tons quentes.

Vídeos sobre colorimetria:

Para você aprender mais sobre colorimetria eu decidi compartilhar alguns vídeos que falam sobre o assunto e também ensinam como aplicar a técnica.

Colorimetria dos Cabelos: Como entender as cores

Como Matizar e Platinar as Mechas com a 01 Amend Passo a passo

Como saber qual tom é ideal para cada Cabelo Loiro

Cabelo Loiro Platinado Passo a Passo

Conclusões finais

Neste artigo eu apenas abordei o básico sobre colorimetria capilar, pois este é um tema amplo que exige conhecimento teórico e uma boa percepção por parte do profissional, nos próximos artigos nós iremos ver mais sobre a Estrela de Oswald, pigmentações, altura do tom, os tipos de coloração, cobertura de cabelos brancos, cabelos relaxados e muito mais!