Como matizar o cabelo com tinta

Tempo de leitura: 4 minutos

Como matizar o cabelo com tinta

Como matizar o cabelo com tinta? Matizar o cabelo é uma forma de prepará-lo para receber de forma adequada todas as nuances de tonalidade que se deseja. Sem esta etapa é possível ter resultados muito diferentes do desejável.

Neste artigo vamos detalhar para você os passos fundamentais para você saber ccomo matizar o seu cabelo com tinta de forma adequada. Assim os resultados serão muito mais satisfatórios para você e os seus cabelos estarão sob os cuidados certos.

Para este procedimento utilizaremos tinta ao invés de tonalizantes. Mas os resultados serão totalmente satisfatórios. Então pegue logo papel e caneta e venha conferir conosco este passo a passo.

O que é matizar os cabelos

Antes de tudo precisamos entender o que é realmente matizar os cabelos para obtermos uma aplicação adequada.

Matizar os cabelos nada mais do que preparar a sua coloração para receber novas tinturas ou para melhorar o aspecto da coloração já aplicada. Com esta técnica é possível eliminar os tons indesejados como o amarelado e o alaranjado presente nos cabelos loiros.

Imagine os seus cabelos como uma folha de papel. Se você tem uma folha branca e quer colori-la com tinta será muito simples obter a coloração correta. No entanto se o seu cabelo é como uma folha de papel escura ou manchada com diversas cores o resultado da tintura pode não ser o esperado.

Para isto não ocorrer é preciso neutralizar a sua coloração atual. Este processo é o que chamamos de matizar. Agora vamos ao que realmente interessa que é o passo a passo para você fazer isso ai na sua casa utilizando tinta. Aprenda também sobre o que é Colorimetria Capilar.

Passo 1: não confunda matizar com colorir

Não, matizar com tinta não é colorir. A matização geralmente é aplicada a poucas mexas que se pretende clarear no cabelo para receber uma nova coloração ou mesmo para clarear o tom dando um visual ainda melhor para os seus fios.

Para fazer esta aplicação pé preciso utilizar papel laminado ou mesmo um filme de alumínio. Assim você poderá separar as mexas que deseja aplicar o efeito de matização sem comprometer a estrutura total dos seus cabelos.

Passo 2: utilize a matização apenas nas condições necessárias

A matização não é realizada de qualquer forma. É preciso ter as condições necessárias para a sua aplicação e principalmente para ter os melhores resultados.

Cabelos que receberam a tintura em mexas através de luzes e reflexos e mesmo assim não ficaram com a tonalidade desejada são os ideais para este tipo de procedimento.

Assim estas mechas devem ser pintadas separadamente com a coloração adequada para eliminar os efeitos negativos anteriores refazendo os tons mais adequados para o seu cabelo.

É comum mexas loiras ficarem amareladas ou mesmo alaranjadas após certo tempo. Com a matização estes efeitos desaparecem dando lugar a uma cor mais bonita e vivida de acordo com o tom escolhido.

Passo 3: a escolha dos melhores produtos

Vale ressaltar aqui que é possível utilizar dois produtos completamente diferentes para este processo. A tintura é um produto mais forte e apresenta uma coloração mais sólida ao passo que pode danificar um pouco mais os fios.

Já o tonalizante causa menos danos aos fios, mas não apresenta uma coloração tão bonita como da tintura e com durabilidade um pouco menor. Mas entendendo este conceito é possível escolher o melhor produto para cada ocasião.

Passo 4: aplicação

A aplicação da tintura para matizar os cabelos deve ser realizada juntamente com o auxilio de luvas, pinceis e folhas de alumínio para evitar que todo o cabelo seja matizado.

Comece separando as mexas mais clara e utilize grampos e também o alumínio para separar tudo. Utilize os pinceis para espalhar a tinta por toda a aérea de aplicação.

Para matizar não é preciso esperar o tempo habitual de coloração que gira em torne de 50 a 60 minutos. Neste procedimento é necessário aguardar apenas 10 a 15 minutos.

Passo 5: lavagem do excesso

Após estes passos concluídos basta enxaguar os cabelos com água em abundância para remover totalmente o excesso da tintura. Depois disso será possível constatar os efeitos imediatamente.

Ao longo dos primeiros dias esta coloração mais forte inicial irá desaparecer dando lugar ao tom de cor desejado.

Deste modo é possível matizar os seus cabelos sempre que o seu tom claro estiver diferente do seu objetivo. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com as amigas e deixe seu comentário.